El uso de la información en el proceso de toma de decisiones en la Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)

Autores/as

  • Orlando de Almeida Filho Instituto de Ensino Superior da FUNLEC/IESF
  • Paulo Luiz Miranda Tavares Instituto de Ensino Superior da FUNLEC/IESF

DOI:

https://doi.org/10.62758/re.v1i3.48

Palabras clave:

Gestión de la información, Toma de decisiones, Profesional Bibliotecario

Resumen

Estudio del uso de la información en la Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), con el fin de comprender sus flujos de información para la toma de decisiones. Se investigan las habilidades y competencias bibliotecarias para responder a esta dinámica contextualizada por el mercado globalizado. Se utiliza la investigación bibliográfica para componer el marco teórico y la técnica de la entrevista como instrumento de recolección de datos, con enfoque cualitativo. Los resultados demuestran que el sistema de información no responde completamente a las necesidades de información, ya que solo se ocupa del flujo de información interno, excluyendo el entorno externo. Se ve la necesidad de que los profesionales identifiquen, recolecten, organicen y difundan información, interna y externa, para una mejor toma de decisiones y generar ventaja competitiva.

Citas

ALMEIDA FILHO, O. de. Gestão estratégica de negócio e as tecnologias de informação: o caso do gerenciador financeiro do Banco do Brasil. Marília: Unesp, 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Estadual Paulista (Unesp).

BARRETO, A. A. de. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.8, n.4, p.3-8, out./dez. 1994. DOI: https://doi.org/10.31789/rpd-201808220026

BRODBECK, A. F. Alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação: um modelo operacional para a implementação. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 286f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr., 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000100012

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis/APB, 1999.

FONSECA, M. V. M. Alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de caso das unidades de negócio do segmento de refino da Petrobrás. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003. 140f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

KEEN, P. G. W. Guia gerencial para a tecnologia da informação: conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

MAÑAS, A. V. Administração de sistemas de informação: como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. São Paulo: Érica, 1999.

MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

MEDEIROS, E. M. S. de; SAUVÉ, J. P. Avaliação do impacto de tecnologias da informação emergentes em empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Ambiência organizacional, gestão da informação e tecnologia. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. Marília: FUNDEPE Editora, 2007.

________. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.

MURAKAMI, M. Decisão estratégica em TI: estudo de caso. São Paulo: USP, 2003. 167f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade de São Paulo.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PACHECO, C. G.; VALENTIM, M. L. P. Tecnologias de Informação e comunicação aplicada à prospecção e monitoramento informacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, Cultura Acadêmica, 2008.

REZENDE, D. A. Alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação ao planejamento empresarial: proposta de um modelo e verificação da prática em grandes empresas brasileiras. Florianópolis: UFSC, 2002. 278f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina.

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p39-51

VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2010.

________. Atuação e perspectivas profissionais para o profissional da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.

________. Informação e conhecimento em organizações complexas. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.

RECH, I. Adoção de novas tecnologias de informação (TI): estudo sobre problemas e ações em grandes empresas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 115f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

24-04-2021

Cómo citar

Almeida Filho, O. de, & Tavares, P. L. M. (2021). El uso de la información en el proceso de toma de decisiones en la Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT). Revista EDICIC, 1(3), 338–351. https://doi.org/10.62758/re.v1i3.48

Número

Sección

Artículos de Investigación