El uso de la información en el proceso de toma de decisiones en la Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v1i3.48Palabras clave:
Gestión de la información, Toma de decisiones, Profesional BibliotecarioResumen
Estudio del uso de la información en la Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia del Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), con el fin de comprender sus flujos de información para la toma de decisiones. Se investigan las habilidades y competencias bibliotecarias para responder a esta dinámica contextualizada por el mercado globalizado. Se utiliza la investigación bibliográfica para componer el marco teórico y la técnica de la entrevista como instrumento de recolección de datos, con enfoque cualitativo. Los resultados demuestran que el sistema de información no responde completamente a las necesidades de información, ya que solo se ocupa del flujo de información interno, excluyendo el entorno externo. Se ve la necesidad de que los profesionales identifiquen, recolecten, organicen y difundan información, interna y externa, para una mejor toma de decisiones y generar ventaja competitiva.
Citas
ALMEIDA FILHO, O. de. Gestão estratégica de negócio e as tecnologias de informação: o caso do gerenciador financeiro do Banco do Brasil. Marília: Unesp, 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Estadual Paulista (Unesp).
BARRETO, A. A. de. A questão da informação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.8, n.4, p.3-8, out./dez. 1994. DOI: https://doi.org/10.31789/rpd-201808220026
BRODBECK, A. F. Alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação: um modelo operacional para a implementação. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 286f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr., 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362007000100012
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
FIGUEIREDO, N. M. de. Paradigmas modernos da Ciência da Informação. São Paulo: Polis/APB, 1999.
FONSECA, M. V. M. Alinhamento estratégico da tecnologia da informação: um estudo de caso das unidades de negócio do segmento de refino da Petrobrás. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003. 140f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
KEEN, P. G. W. Guia gerencial para a tecnologia da informação: conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MAÑAS, A. V. Administração de sistemas de informação: como otimizar a empresa por meio dos sistemas de informação. São Paulo: Érica, 1999.
MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MEDEIROS, E. M. S. de; SAUVÉ, J. P. Avaliação do impacto de tecnologias da informação emergentes em empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Ambiência organizacional, gestão da informação e tecnologia. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. Marília: FUNDEPE Editora, 2007.
________. Triangulação metodológica para o estudo da gestão da informação e do conhecimento em organizações. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.
MURAKAMI, M. Decisão estratégica em TI: estudo de caso. São Paulo: USP, 2003. 167f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade de São Paulo.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
PACHECO, C. G.; VALENTIM, M. L. P. Tecnologias de Informação e comunicação aplicada à prospecção e monitoramento informacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis, Cultura Acadêmica, 2008.
REZENDE, D. A. Alinhamento do planejamento estratégico da tecnologia da informação ao planejamento empresarial: proposta de um modelo e verificação da prática em grandes empresas brasileiras. Florianópolis: UFSC, 2002. 278f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina.
REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p39-51
VALENTIM, M. L. P. Ambientes e fluxos de informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2010.
________. Atuação e perspectivas profissionais para o profissional da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.
________. Informação e conhecimento em organizações complexas. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.
RECH, I. Adoção de novas tecnologias de informação (TI): estudo sobre problemas e ações em grandes empresas da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Porto Alegre: UFRGS, 2001. 115f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista EDICIC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Asociación posee los derechos de autor de los textos que publica y adopta la licencia Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribución 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Usted es libre de:
- Compartir: copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar: remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.