Capacitação em serviço de arquivo: o arquivista frente aos desafios das tecnologias da informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v1i3.49Palavras-chave:
Capacitação, Educação Continuada, Formação Professional, Tecnologias de Informação e Comunicação, TICResumo
O profissional arquivista deve ser capaz de adquirir aprendizado e passar a sua equipe de trabalho ,desempenhando assim de modo satisfatório o seu fazer dentro da instituição a qual trabalha, possibilitando o uso, a disseminação, organização, recuperação da informação. Pois um profissional capacitado, bem-preparado desenvolve de modo eficiente seu fazer dentro da organização (ou instituição), e tem em mente que sempre deve estar atualizado e preparado, pois as novas tecnologias da informação e comunicação estão em constantes mudanças, por isso o profissional da informação (arquivista) deve estar constantemente buscando aprendizado, se capacitar através da educação continuada.
Referências
BELLOTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
MACHADO, H. C.; CAMARGO, A. M. de A. Como implantar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial: 2000. 43p. (Como Fazer, 3)
JARDIM, J. M. As novas tecnologias da informação e o futuro dos arquivos. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.5, n.1, p.251-60, 1992.
ROUSSEAU, J.-Y.; COUTURE, C. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
SANTOS, P. L. V. A. da C. As novas tecnologias na formação do profissional da informação. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. 152p.; p.103-116 (Coleção Palavra-Chave, 13)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista EDICIC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Associação detém os direitos autorais dos textos que publica e adota a licença Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Você tem o direito de:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.