A formação do bibliotecário nas tessituras do contemporâneo: a responsabilidade social e o acesso à informação na ordem do dia
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v1i2.34Palavras-chave:
Formação do Bibliotecário, Responsabilidade Social, Mediação da Informação, Acesso à Informação, ContemporaneidadeResumo
Os desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial vêm ocasionando transformações no ser, no fazer e no estar das sociedades e afetam diferentes profissões e formações. Neste cenário, encontra-se o fazer profissional do bibliotecário e as diretrizes de sua formação e, como a pauta do dia é a responsabilidade social e o acesso à informação, torna-se urgente indagar como as diretrizes do MEC e da ABECIN, na sua última proposta de alteração curricular para a formação do bibliotecário, abordam a temática da responsabilidade social. Como metodologia utilizou-se a análise de conteúdo das diretrizes do MEC e da ABECIN, de 2001, tendo como norte teórico Paulo Freire. Os resultados apontam que a responsabilidade social do bibliotecário embora ainda enfatize a organização da informação, está acentuando-se cada vez mais nas questões que concernem à mediação para o acesso à informação.
Referências
ABECIN/ForGRAD. Projeto pedagógico e avaliação da graduação: referências para a renovação e ressignificação do ensino em Biblioteconomia/Ciência da Informação. São Paulo: ABECIN/ForGrad, 2001. Disponível em: <http://www.abecin.org.br/portal/abecin/main.php?sl=docabe>. Acesso em: 04 mar. 2010.
ALMEIDA, M. A. de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v.1, n.1, 2008.
ANTUNES, R.; BRAGA, R. (Orgs.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.
ASHLEY, P. A. (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2003.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BELIZÁRIO, F. B.; LOPES, F. T. P. Deontologia da responsabilidade social: uma proposta de intersecção entre o funcionalismo e o marxismo. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 4., 2010. Anais… Rio de Janeiro, 2010.
CYSNE, F. P. Biblioteconomia: dimensão social e educativa. Fortaleza: EDUFC, 1993.
FREIRE, P. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
________. Educação e atualidade brasileira. Recife: UFPE, 1959. Tese (Concurso Titular) - Cadeira de História e Filosofia da Educação - Escola de Belas Artes de Pernambuco, Recife, 1959.
________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GARÇOM, M. M. A responsabilidade social corporativa como sistema simbólico: o significado construído e compartilhado pela comunicação institucional. São Paulo: USP, 2010. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (USP).
MATTAR, H. Os desafios da responsabilidade social empresarial. In: CONFERÊNCIA NACIONAL 2001- EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL, 6 jun.2001. São Paulo, Ethos, 2001. (Palestra)
MEC/Sesu. Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. 2001. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/Sesu/diretriz.shtm>. Acesso em: 10 maio 2009.
MICROSOFT BRASIL. Responsabilidade social corporativa 2009. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2011.
THE CORPORATION. Direção de March Achbar e Jennifer Abbot. Estados Unidos, 2004. 1 DVD (145min), son., color.
RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.
VALENTIM, M. L. P. (Org.) Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista EDICIC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Associação detém os direitos autorais dos textos que publica e adota a licença Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Você tem o direito de:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.