Folksonomia em plataforma de jogos eletrônicos: análise dos marcadores populares do gênero roguelike e soulslike
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v3i3.207Palavras-chave:
Folksonomia, Jogos Eletrônicos, Roguelike, SoulslikeResumo
A recuperação da informação por meio de tags atribuídas por usuários em sistemas de informação caracteriza o emprego da folksonomia. Neste contexto, os estudos sobre representação e recuperação utilizando a folksonomia na Ciência da Informação estão ganhando relevância nos últimos anos. A folksonomia em plataforma de jogos eletrônicos pode apoiar significativamente a recuperação dos gêneros existentes na indústria de jogos quando são atribuídas tags. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar a folksonomia na atribuição de marcadores populares feita por usuários para representação de dois gêneros no universo dos jogos eletrônicos na plataforma Steam. Como hipótese propõe que a atribuição de tags para representar os jogos eletrônicos resulta da prática colaborativa dos usuários em atribuir os marcadores nos jogos, considerando a função representacional da tag. Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, com observação direta. Os procedimentos metodológicos foram divididos em três fases (organização do material, tratamento dos resultados, inferências e interpretações). A análise ocorreu considerando aspectos gerais dos marcadores populares em relação aos gêneros e a apresentação sobre a função representacional das tags organizando-as em Identificação, Tipologia, Categorização e Caracterização. Como resultado, a folksonomia foi identificada por meio dos marcadores populares que remetem ao estilo do gênero, experiência da jogabilidade e dos recursos audiovisuais disponíveis, jogabilidade e trama dos jogos. Foi possível perceber que a própria comunidade que cria os gêneros consegue também identificar as características. Conclui-se que as próprias plataformas de indexação de jogos precisam das representações feitas por usuários para ajudar no processo de identificação dos jogos e suas características.
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