IFLA - library map of the world / SDGg stories: possibilidades de ações de advocacy em bibliotecas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v3i1.193Palavras-chave:
Library Map of the World, SDG Stories, Agenda 2030, IFLA, Advocacy, BibliotecasResumo
O Library Map of the World da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, desempenha um papel fundamental na promoção, relevância e visibilidade sobre a importância das bibliotecas em todo o mundo. Trata-se de um projeto inovador, em que propõem mapear e fornecer informações precisas e abrangentes sobre bibliotecas mundiais de todos os tipos, desde bibliotecas nacionais e públicas até bibliotecas escolares e especializadas, em diversos países. Na seção ‘SDG Stories’, é disponibilizado evidências qualitativas que mostram como as bibliotecas mundiais estão apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Neste contexto, o objetivo do presente estudo visa apresentar modelos de ações de advocacy da Agenda 2030 relatados no IFLA - Library Map of the World. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica também conhecida como pesquisa pura ou pesquisa fundamental. Para tanto, utilizou-se levantamento bibliográfico e documental, tais como: publicações periódicas sob forma de artigos científicos, e ainda, quando necessário, textos extraídos da Internet, com o propósito de recuperar, analisar e selecionar exemplos de ações de advocacy da Agenda 2030, realizadas em Bibliotecas internacionais, e constantes da Library Map of the World/SDG Stories. Como resultados obteve-se dezessete exemplos de projetos e ações que são relatados no Library Map of the World, que podem ser inspiradores para aplicação em bibliotecas brasileiras. Conclui evidenciando-se que o Library Map of the World pode ser uma ferramenta importante para aplicação prática de advocacy da Agenda 2030 e dos ODS, por oferecer significativos recursos e servir como inspiração e aprendizado para as bibliotecas ao trazer informações e as histórias de sucesso compartilhadas em prol dos objetivos e metas da agenda. Dessa maneira, as bibliotecas brasileiras podem inspirar-se e apresentar a partir das boas práticas evidenciadas com projetos inovadores e iniciativas realizadas por outras instituições, adequada a sua realidade e tipologia, ações a partir de seus contextos de inserção.
Referências
ENSULIB (2023). IFLA’s environment, sustainability and libraries section. https://www.ifla.org/units/environment-sustainability-and-libraries/.
IFLA (2015). As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. Haia. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf.
IFLA (2016). International Advocacy Programme (IAP). Haia. https://www.ifla.org/publications/international-advocacy-programme-iap-updates/.
IFLA (2014). Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação e Desenvolvimento. Haia. https://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf.
IFLA (2022). Library Map of the world. Haia. https://librarymap.ifla.org/map.
IFLA (2022). Library Map of the world: SDG stories. SDG Stories. Haia. https://librarymap.ifla.org/stories.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista EDICIC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Associação detém os direitos autorais dos textos que publica e adota a licença Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Você tem o direito de:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.