Política de Avaliação

O Comitê Científico da Revista EDICIC é formado por avaliadores ad hoc, pesquisadores do campo científico da Ciência da Informação e de áreas correlatas ao foco e escopo da Revista, cuja indicação cabe ao Editor Responsável e/ou aos Editores de Seção, bem como a partir de sugestões feitas pelo Conselho Editorial. Os critérios de seleção dos avaliadores ad hoc são: formação e/ou experiência na área do tema a ser avaliado e possuir título de doutor.

Os originais são submetidos à avaliação de 2 (dois) avaliadores ad hoc (referees), com reconhecida competência acadêmico-científica em âmbito internacional, pelo modelo de avaliação “duplo cego” (double blind review), exceto no caso dos preprints. Em caso de divergência no parecer, o texto original é enviado a um terceiro avaliador ad hoc (referee).

Os avaliadores devem levar em consideração o seguinte:

  • Imparcialidade: avaliando cada texto apresentado e julgando-o de acordo com as diretrizes de avaliação da Revista EDICIC.
  • Confidencialidade: o processo de avaliação é confidencial e, portanto, deve ser mantido em sigilo, isto é as informações sobre o texto e a avaliação não devem ser compartilhadas com ninguém que não esteja envolvido no processo editorial.
  • Disponibilidade: caso o avaliador ad hoc não se sinta preparado para prosseguir com a avaliação do texto, basta comunicar ao Editor Responsável ou ao Editor de Seção a decisão de desistir do processo de avaliação.
  • Críticas: os comentários não devem ser pessoais, ou seja, é fundamental expressar opiniões através de argumentos claros que sustentem críticas construtivas e não destrutivas. O avaliador ad hoc deve se pautar na ética em pesquisa e na ética referente a relação humana.
  • Contribuição: a avaliação duplo-cega por pares pode contribuir nas decisões editoriais, por meio da comunicação entre avaliador e editor e/ou entre avaliador e autor, sugerindo melhorias quando necessário. Da mesma maneira, pode contribuir, indicando textos relevantes que podem ser utilizados pelo autor para a melhoria do desenvolvimento do texto.
  • Plágio: o avaliador pode e deve chamar a atenção do Editor Responsável ou Editor de Seção para qualquer semelhança significativa entre o texto em avaliação e outros textos publicados em outros meios e/ou canais.

A avaliação deve ser realizada a partir do Formulário de Avaliação disponibilizado no Processo Editorial:

  1. Atendimento ao foco e escopo temático da Revista EDICIC;
  2. Avaliação do conteúdo teórico e da metodologia científica do trabalho, de acordo com os seguintes critérios: Na fundamentação teórica, as ideias devem ser apresentadas e discutidas de maneira sistemática e lógica com redação clara, objetiva e concisa, facilitando a comunicação entre o autor e o leitor; Deve apresentar relevância temática, bem como reflexões sobre os resultados da pesquisa, destacando as contribuições inter-relacionadas ao(s) tema(s) que compõem o foco e escopo da Revista, bem como as contribuições para o campo científico; Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa devem ser claramente descritos, delimitados, justificados e consistentes.
  3. Deve priorizar pesquisas e temas originais, destacando aspectos teóricos, metodológicos e/ou práticos ainda não abordados.
  4. Deve observar se a contribuição é original, ou seja, o texto não deve estar sendo avaliado para publicação em outro periódico, meio o canal.
  5. Deve relacionar os resultados obtidos com os pressupostos iniciais, destacando as contribuições para a área.
  6. O texto deve estar em acordo com o template e as normas da Revista EDICIC.
  7. Atendimento às Normas APA relacionadas aos aspectos técnicos: citações, numeração progressiva, referências, ilustrações, quadros, tabelas, gráficos, estrutura das seções etc..
  8. Correção gramatical do português, espanhol ou inglês. Os aspectos gramaticais, ortográficos e regulatórios são de responsabilidade do autor.

Após a avaliação, o artigo retorna ao autor para revisão, conforme sugestões dos avaliadores ad hoc. O autor deve devolver o artigo revisado ao Editor Responsável ou ao Editor de Seção no prazo estipulado. O autor é notificado quando o texto é recebido, enviado para avaliação e, também, quando o texto é aceito ou não aceito para publicação. As provas de edição são enviadas ao autor para correção final que, por sua vez, deve revisá-lo cuidadosamente e retorná-lo ao Editor Responsável ou Editor de Seção.

A Revista EDICIC reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais enviados referentes a: diagramação, correções ortográficas e gramaticais de modo a manter a norma culta da língua, respeitando, no entanto, o estilo dos autores.

O envio de um artigo para a Revista EDICIC confere à Associação todos os direitos de publicação desse texto, ou seja, o autor concorda automaticamente com a sua publicação, conforme estabelece a licença Creative Commons CC BY descrita na Política Editorial. A responsabilidade pelo conteúdo do artigo é inteiramente do autor.

Conflito de Interesse

A Revista EDICIC preza pela ética em pesquisa e realiza o processo de avaliação imparcial dos textos científicos recebidos. Nessa perspectiva, é fundamental que os avaliadores ad hoc não tenham interesses que, aparentes ou não, possam influenciar no resultado da avaliação, ou seja, o avaliador ad hoc não deve aceitar fazer a avaliação de um texto, que pode ser influenciada por alguma razão subliminar e, assim, deve declarar-se incompetente para avaliá-lo.

Caso seja evidenciado qualquer tipo de conflito de interesse, o avaliador ad hoc deve contatar imediatamente ao Editor Responsável ou Editor de Seção, informando a recusa da avaliação do texto declarando o conflito de interesse.