Banco de dados terminológicos da ciência da informação: oportunidade de formação em ensino e pesquisa para estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62758/re.v3i4.247

Palavras-chave:

Formação Investigativa para Estudantes, Formação em Docência para Estudantes, Pesquisa em Ciência da Informação, Terminologia - Ciência da Informação, Terminologia – Museologia

Resumo

Tornar visível a experiência de pesquisa e de formação de professores no âmbito do projeto de pesquisa Banco de Dados Terminológicos de Ciências da Informação. Dar a conhecer a dinâmica da participação dos alunos na implementação do projeto de pesquisa Banco de Dados Terminológicos de Ciências da Informação. Demonstrar a importância do trabalho interdisciplinar como um componente fundamental do processo de ensino-aprendizagem vivenciado pelos alunos na dinâmica da pesquisa. A vinculação dos alunos às dinâmicas de pesquisa é uma estratégia bem-sucedida que garante uma ótima formação dos futuros profissionais e os estimula a desenvolver seu trabalho profissional de forma mais qualificada. A pesquisa Banco de Dados Terminológicos de Ciências da Informação vem sendo desenvolvida desde 2018 na Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa foi desenvolvida em etapas. A primeira etapa terminou em 2020 e se concentrou na elaboração do Banco de Dados Terminológicos da Ciência Arquivística. A segunda etapa foi dedicada à terminologia da Biblioteca Acadêmica ou Universitária e foi realizada entre 2020 e 2022. Essa fase foi desenvolvida em cooperação com o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Antioquia. A terceira fase está em andamento, com foco no desenvolvimento do banco de dados terminológico para Museologia, em parceria com o Museu da Universidade de Antioquia e com financiamento da Fundação Universidade de Antioquia.  Espera-se, então, compartilhar as diferentes atividades realizadas pelos alunos durante a pesquisa, incluindo a participação na metodologia de pesquisa, a redação de documentos acadêmicos, a participação em eventos de extensão, bem como em sessões de aula em que os avanços e resultados da pesquisa são socializados. Ao final, são especificadas algumas conclusões que mostram a importância da pesquisa como componente formativo do estudante universitário, especificamente no campo da biblioteconomia.

Biografia do Autor

María Teresa Múnera-Torres, Universidad de Antioquia (UdeA)

Bibliotecária e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Antioquia. Doutor em Informação e Documentação pela Universidade de Saragoça, na Espanha. Professor Titular da Universidade de Antioquia.

Nataly Nieto-Arango, Universidad de Antioquia (UdeA)

Bibliotecário da Universidade de Antioquia. Mestrando em História pela Universidade de Antioquia. Professor da Escola Interamericana de Biblioteconomia da Universidade de Antioquia.

John Jairo Giraldo-Ortíz, Universidad de Antioquia (UdeA)

Tradutor Universidade de Antioquia. Doutor em Lingüística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Professor Titular da Universidade de Antioquia.

Yennifer Alexandra Montoya-Agudelo, Universidad de Antioquia (UdeA)

Estudante de Biblioteconomia na Universidade de Antioquia e jovem pesquisador da Universidade de Antioquia.

Referências

Duarte-Castro, A., & Bravo-Chamorro, J. (2022). Formación de los jóvenes investigadores en Colombia: Reflexiones desde la experiencia del proyecto GREICI. Salutem Scientia Spiritus, 8(3), 16–21. https://bit.ly/3Zd4kzh.

González Quintero, VS, Osorio Urrea, Y., Arango Montes, R., Botero Úsuga, YA, Gómez Giraldo, JS, Ramírez Ruiz, K., & Sierra Corrales, D. (2019). Semilleros de investigación: rutas y experiencias de la Universidad de Antioquia. Editorial Aula. https://bit.ly/3ExWdDX.

González Ortiz, J., (2008). Semilleros de Investigación: una estrategia formativa. Psicología. Avances de la disciplina, 2 (2),185-190. https://bit.ly/467OLuL.

República de Colombia. Minciencias. (2021). Jóvenes investigadores e innovadores. Bogotá: Minciencias. https://bit.ly/3Pj8zon.

Reynosa Navarro, E., Serrano Polo, E. A., Ortega-Parra, A. J., Navarro Silva, O., Cruz-Montero, J. M., & Salazar Montoya, E. O. (2020). Estrategias didácticas para investigación científica: relevancia en la formación de investigadores. Revista Universidad y Sociedad, 12(1), 259-266. https://bit.ly/3Pehck8.

Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Investigación, CODI, (2021). Programa Jóvenes Investigadores UdeA 2021-1. Medellín: UDEA, VICE INVESTIGACIÓN, CODI. https://bit.ly/3lOTSe6.

Vera Salazar, C., & Vera Salazar, N. (2006). ¿Quiénes son los estudiantes talentosos? VARONA, (42),39-43. https://bit.ly/3Lk4Up4.

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Múnera-Torres, M. T., Nieto-Arango, N. ., Giraldo-Ortíz, J. J., & Montoya-Agudelo, Y. A. . (2024). Banco de dados terminológicos da ciência da informação: oportunidade de formação em ensino e pesquisa para estudantes. Revista EDICIC, 3(4), 1–11. https://doi.org/10.62758/re.v3i4.247