A contribuição das plataformas digitais de aprendizagem para o ensino de graduação
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v2i2.183Palavras-chave:
Plataformas Digitais, Plataformas Digitais Educacionais, Recursos Informacionais Digitais, Ensino-AprendizagemResumo
Este estudo aborda o fenômeno das Plataformas Digitais que se tornou mais presente neste século, porém, é decorrente do avanço tecnológico provocado pelas Revoluções Industriais que desencadearam mudanças inovadoras como a automação dos processos, o conhecimento técnico-científico, os sistemas físicos cibernéticos, a difusão dos networked computers, o big data, a computação em nuvem, a inteligência artificial, a robótica, dentre outras invenções. Assim, as plataformas digitais atuam como facilitadoras online no processo de comunicação entre entidades e pessoas, agregando valor à prestação de serviços e produtos. Esse cenário de transformação digital, a começar por uma das maiores invenções do século XX, a internet, revolucionou as formas de relacionamento em escala global e a informação ganha novo relevo, passando de individual para patrimonial. Há quem considere que as plataformas digitais são hospedeiras de informações para que se torne possível o relacionamento, independente de distância, tempo, volume de dados, idioma ou tipo de conteúdos. Vale destacar que no ano de 2020 o mundo foi surpreendido pelo aparecimento do novo coronavírus SARS-COV-2, doença denominada de COVID-19 e que pela sua gravidade no processo de contaminação, o Ministério da Saúde propôs o distanciamento social em todas as demandas de trabalho, entretenimentos, viagens e ensino, com permissão somente para serviços de emergência e com todas as regras necessárias de garantia à saúde. A área educacional teve que fazer alterações e atualizações rápidas nos seus procedimentos, conteúdos e estratégias de plano de aula de forma a causar o menor prejuízo possível ao desempenho dos alunos. Com isso, as plataformas digitais se configuraram em recursos de primeiras necessidades. Portanto, ao considerar essas questões vale refletir: em que medida as plataformas digitais como recurso tecnológico cooperam para o processo de aprendizagem? Assim, o objetivo deste estudo é entender a contribuição das plataformas digitais para o processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de graduação. Os procedimentos metodológicos aplicados são de natureza qualitativa; tipo de investigação descritivo-exploratória, pautada no levantamento bibliográfico de livros, artigos e teses pesquisados em bases de dados na área da Ciência da Informação. Autores como Bisol (2010); Parker, Alstyne e Choudary (2018); Miskulin (2021); Schmidt (2017); Rockembach (2013) e Martín-Gutiérrez, et al. (2014) dão sustentação à fundamentação teórica do estudo. Os resultados mostram o desafio que os educadores se deparam quando da utilização dos recursos tecnológicos que carecem de constante atualização dos sistemas, preparo pedagógico dos professores e infraestrutura adequada. As plataformas atuam como mediadoras e facilitadoras nas práticas acadêmicas, contribuindo para o aproveitamento das disciplinas, dos trabalhos de pesquisa, além de promover a interação entre as pessoas, despertar maior interesse por conta da variedade de estímulos ao aprendizado.
Palavras-Chave: Plataformas Digitais; Plataformas Digitais Educacionais; Recursos Informacionais Digitais. Ensino-Aprendizagem.
Referências
Associação Brasileira de Educação a Distância. CENSO EAD 2019-2020. (2022). Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil. https://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2019_PORTUGUES.pdf.
Baldwuin, C. Y.; Woodard, C. J. The Architecture of Platforms: A Unified View. (2009). Platforms, Markets and Innovation. 19-44. Research Collection School Of Computing and Information Systems. https://ink.library.smu.edu.sg/sis_research/2452/ DOI: https://doi.org/10.4337/9781849803311.00008
Bisol, C. A. (2010) Ciberespaço: terceiro elemento na relação ensinante/ aprendente. In: Valentini, C. B.; Soares, E. M. S. (Org.). Aprendizagem e Ambientes Virtuais: compartilhando ideias construindo cenários. Caxias do Sul: Educs.
Castells, M. (2003). A Galáxia da internet: refle-xões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra.
Datareportal. (2022). Internet use in Brazil. https://datareportal.com/digital-in-brazil
http://modares.ac.ir/uploads/Edu.Plexprvmng.News.970417.2.pdf
https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2015/12/pdf_a9c97a9a67_0000018247.pdf
https://www.scielo.br/j/cebape/a/8VsR3wSrH9f4wHjwJhXb3Hx/abstract/?lang=en
Kenski, V. M. (1998). Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.8, p.58-71, 1998. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n08/n08a06.pdf
Martín-Gutiérrez, J., et al. (2014). Augmented reality to promote collaborative and autonomous learning in higher education. Elsevier, pp. 752-761. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.093
Miskulin, A. P. S. C. (2021). Aplicativos e Direito do Trabalho: a era dos dados controlados por algorítmos. São Paulo: Editora JusPodivm.
Moran, J. M. et al. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus.
Prensky, M. (2001). Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac.
Rockembach, M. (2013). Evidências da Informação em plataformas digitais: uma reflexão teórica à construção de um modelo. Informação arquivística. Rio de Janeiro, v.2. n.1, pp. 89-109. DOI: https://doi.org/10.18377/2316-7300/informacaoarquivistica.v2n1p89-109
Schmidt, F. A. (2017). Digital Labour Markets in the Platform Economy. Good Society – Social Democracy.Parker, G. G., Alstyne, M. W. V., Choudary, S. P. (2018). Plataforma a revolução da estratégia: o que é a plataforma de negócios, como surgiu e como transforma a economia em alta velocidade. Alta Books.
Swiatkiewicz, O. (2014). Soft, hard or moral skills: anexploratory study on the workers skills thar organization in Portugal appreciate most. Cadernos EBAPE, Escola Brasielria de Administração Pública e de Empresas Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, pp. 663-687, jul-set.
Tori, R. (2003). Tecnologias interativas na redução de distância em educação: taxonomia da mídia e linguagem de modelagem. (Tese Livre docência). – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/3/tde-08072022-082125/publico//RomeroToriLD.pdf
Tori, R. (2014). A presença das metodologias interativas na educação. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP. Departamento de Computação/FCET/PUC-SP, Vol. II, No.14. https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3850/2514.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista EDICIC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Associação detém os direitos autorais dos textos que publica e adota a licença Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Você tem o direito de:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.