O ensino de epistemologia da ciência da informação: abordagens teóricas e didáticas em um programa de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.62758/re.v2i2.129Palavras-chave:
Ensino, Epistemologia, Pós-graduação, Ciência da Informação, Relato de ExperiênciaResumo
O ensino de epistemologia em cursos de graduação e de pós-graduação é essencial para a compreensão do desenvolvimento de conhecimento de uma ciência. Na pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil, a epistemologia tem apresentado comumente um objetivo pedagógico orientado para a apropriação de conceitos elementares como os de “informação” e “conhecimento”. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é relatar o desenvolvimento de uma disciplina de epistemologia vinculada a um programa de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Os objetivos específicos procuram verificar as hipóteses mencionadas: a) identificar os principais objetos e questões do pensamento epistemológico; b) verificar a presença dos objetos e das discussões epistemológicas em espaços de pensamento na Ciência da Informação; c) avaliar as escolhas didáticas para condução da disciplina. O método específico das abordagens teóricas e didáticas da disciplina foi a observação por análise e síntese em direção ao questionamento fundamentado. Como resultado principal da reflexão sobre esse relato, propõe-se um modelo teórico e didático construído a partir da reflexão sobre a disciplina “Epistemologia da Ciência da Informação”, oferecida no 2° semestre de 2021 ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Marília. A partir dos resultados da proposta, concluiu-se que é possível reconsiderar a importância dos procedimentos didáticos também na pós-graduação para manter mestres e doutores engajados, comprometidos e motivados a enfrentar desafios teóricos propostos pela epistemologia e, assim, revisitar suas próprias práticas de construção do conhecimento, entender os desafios, os resultados e os impactos da ciência.
Referências
Almeida, C. C. de & Francelin, M. M. (2021). Plano de atividades. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unesp/Marília).
Aquino, M. de A. (Org.) (2002). O campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. Editora Universitária/UFPB.
Araújo, C. A. A. (2014). Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. Editora Briquet de Lemos.
Araújo, C. A. A. (2018). O que é Ciência da Informação. Editora KMA.
Capurro, R. (2003). Epistemologia e ciência da informação. [Conferência]. Encontro nacional de pesquisa em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Brasil.
Fourez, G. (1995). A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciencias. Editora Unesp.
González de Gómez, M. N. (1993). A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Revista Ciência da Informação, 22(3), 217-222.
González de Gómez, M. N. (2001). Para uma reflexão epistemológica acerca da Ciência da Informação. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, 6(1), 5-18.
Japiassu, H. (1986). Introdução ao pensamento epistemológico (4. ed.). Francisco Alves Editora.
Kuhn, T. S. (2017). A estrutura das revoluções científicas (13. ed.). Editora Perspectiva.
Linares Colimbié, R. (2005). Ciencia de la información: su historia y epistemologia. Rojas Eberhard.
Mostafa, S. P. (2010). Epistemologia ou filosofia da Ciência da Informação? Revista Informação & Sociedade: Estudos, 20(3), 65-73.
Mussi, R. F. de F., Flores, F. F. & Almeida, C. B. de (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, 17(48), 60-77. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Omnès, R. (1996). Filosofia da ciência contemporânea. Editora Unesp.
Pinheiro, L. V. R. & Loureiro, J. M. M. (1995). Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, 24 (1), 42-53.
Rendón-Rojas, M. Á. (2005). Bases teóricas y filosóficas da Bibliotecología. (2. ed.). Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas. DOI: https://doi.org/10.22201/cuib.9703226795p.2005
Santos, B. de S. (2000). Introdução a uma ciência pós-moderna (3. ed.). Editora Graal.
Saracevic, T. (1996). Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, 1(1), 41-62.
Shera, J. (1977). Epistemologia social, semântica geral e biblioteconomia. Revista Ciência da Informação, 6(1), 9-12.
Shera, J. (1980). Sobre biblioteconomia, documentação e ciência da informação. In Gomes, H. E. (org.). Ciência da informação ou informática? (pp. 90-105). Editora Calunga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista EDICIC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Associação detém os direitos autorais dos textos que publica e adota a licença Creative Commons, CC BY 4.0 DEED Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/
Você tem o direito de:
- Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.