Política de Ética em Pesquisa
O cumprimento da ética em pesquisa é essencial. O texto que apresentar alto índice de similaridade com outros textos publicados é analisado com maior profundidade, a fim de verificar se houve de fato plágio de texto ou imprecisões quanto à citação do original ou, ainda, se há indícios de atitude antiética e, neste caso, o texto é rejeitado.
Correções, Retratações e Eliminações
As diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e do Council of Science Editors (CSE) são seguidas para a correção dos documentos, conforme segue:
- Errata: se refere a emendas ou alterações em partes do conteúdo do documento. As correções podem ser no título do documento, nome do autor e erros tipográficos ou de diagramação;
- Retratação: se refere a correções parciais do conteúdo do documento em razão de erros metodológicos, análise incorreta de dados, má conduta científica ou pesquisa não reprodutível. Também há a possibilidade de retirada do documento por completo da Revista EDICIC;
- Expressão de preocupação: se refere à publicação de um aviso pela Comitê Editorial, quando há preocupação sobre a confiabilidade de um documento, mas as informações são insuficientes para justificar uma retratação.
Conforme definido pelo Office of Research Integrity (ORI), o plágio pode incluir “[...] roubo ou apropriação indébita de propriedade intelectual e a cópia textual não atribuída substancial do trabalho de outra pessoa”. O plágio ocorre de modo evidente quando parte significativa de um texto é recortado e apresentado sem a atribuição correta de autoria.
A reutilização de partes de texto de uma publicação anterior do próprio autor é uma forma de autoplágio e, também, merece cautela. Ao reutilizar um texto, seja de própria autoria ou de outros, é necessária a atribuição correta das citações e fontes.
Caso seja evidenciado problema significativo em uma publicação, o pedido de correção deve ser enviado para o e-mail: edicic@edicic.org.br. O Comitê Editorial fará a averiguação e, uma vez confirmada as alegações, é solicitado ao autor a correção de erros ou enganos pontuais ou, ainda, o Editor Responsável da Revista EDICIC elaborará a retratação ou a exclusão do documento, baseando-se nas diretrizes do COPE e do CSE.
A Equipe Editorial pode considerar retratar uma publicação quando:
- Os autores se recusarem a corrigir erros ou enganos quando solicitados pela Editor Responsável pela Revista EDICIC;
- Evidência de que os achados da pesquisa não são confiáveis, seja como resultado de erro robusto, invenção (por exemplo, de informações) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagens);
- Houver plágio, autoplágio ou publicação redundante (exceto no caso dos preprints);
- Os achados da pesquisa foram publicados previamente em outro lugar e não há citação, comunicação do fato ao Comitê Editorial, permissão para publicar novamente ou justificação;
- Contém informações ou materiais sem autorização para uso;
- Direitos autorais foram infringidos ou existe alguma outra questão legal relevante (por exemplo, no uso de imagens sem permissão);
- Apresenta pesquisa antiética em relação a população-alvo e/ou sujeitos de pesquisa;
- O avaliador não comunicou conflito de interesse relevante, que na perspectiva do Comitê Editorial teria afetado o processo de avaliação.
A Equipe Editorial não considera retratar uma publicação quando:
- Existe disputa pela autoria da publicação, mas não há motivo para duvidar da validade dos achados da pesquisa;
- Os principais achados da pesquisa são confiáveis e um ajuste pode corrigir eventual inconsistência;
- Possui evidência inconclusiva para fundamentar a retratação ou aguarda informações adicionais, como as provenientes de investigação institucional;
- Conflito de interesse do avaliador foi comunicado ao Editor Responsável da Revista EDICIC após a publicação, mas na perspectiva do Comitê Editorial não houve influência na avaliação realizada.
O pedido e a escrita de correção devem ser feitos pelo autor responsável pelo documento. Caso haja discordância entre os autores sobre o que está sendo corrigido, o Comitê Editorial da Revista EDICIC se torna responsável pela escrita da correção. A errata, retratação ou expressão de preocupação é publicada o mais rapidamente possível, permanecendo o documento na página da Revista com a respectiva indicação de correção.
O documento que apresentar taxa de similaridade acima de 40% com outros textos publicados é analisado de modo mais aprofundado, no intuito de verificar se houve incorreções no que tange a citação do original ou se de fato houve plágio. Havendo a comprovação de atitude antiética o texto é recusado.